top of page
FLORDELOTUS.jpg

Mara Ganzella

"Expandir a consciência é desfrutar ao máximo da extraordinária aventura que é viver."

AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema.

O tratamento consiste na colocação, após assepsia rigorosa, de um material esférico e de superfície lisa, que pode ser um pequeno cristal ou sementes de mostarda, presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão nos pontos auriculares. Essa estimulação mecânica auxila no alívio de dores e/ou tratamentos psíquicos.

Os benefícios da auriculoterapia são a melhora dos sintomas tratados, em especial da dor. A terapia também contribui para alívio dos sintomas emocionais associados a diversas doenças, inclusive pode atuar diretamente sobre problemas como depressão e ansiedade.


Auriculoterapia e insônia 🥱

Insônia é um distúrbio do sono definido pela dificuldade em iniciar e permanecer o repouso. Dessa forma, pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado e por isso qualidade de vida, em geral, costuma ficar comprometida.

A Auriculoterapia ou acupuntura auricular faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas baseadas nos preceitos da MTC ( Médica Tradicional Chinesa) que auxilia no tratamento desse problema.

A MTC tem como fundamento o equilíbrio de energia no corpo, visto que quando acontece uma distribuição desequilibrada dessa energia acarreta fenômenos diferentes e simultâneos causando uma desarmonia global.

O pavilhão auricular faz ligação com o sistema nervoso central ( SNC) por meio da formação reticular do tronco cerebral.

Nessa linha de pensamento, através dos estímulos auriculares obteremos resultados sistêmicos com os pontos estimulados trazendo de volta a qualidade do sono e, consequentemente, de vida para o paciente.


Auriculoterapia e Dor

Você sabia que o exército americano utiliza a auriculoterapia para tratamento de dor em seus soldados?

Afora a discussão sobre guerras, imagine você o poder da auriculo dentro de um contexto tão complexo.

Nós sabemos que medicações para dor, insônia, ansiedade, possuem inúmeros efeitos colaterais, como a sonolência, toxicidade intestinal, náuseas, além de um risco de doenças cardiovasculares.

Dessa forma, como pessoas com essas condições poderiam se expor ao campo de batalha?

O uso da auriculoterapia nessa situação visa a analgesia quando um narcótico não poderia ser utilizado, uma vez que produz letargia, por exemplo.

O alívio da dor pela auriculoterapia é explicado pela liberação de neurotransmissores que a aplicação nos pontos proporciona.

É realizado um estímulo num ponto de acupuntura em que há promoção de uma resposta neuro-humoral do organismo, o que faz com que as células secretem substâncias opioides como a endorfina, serotonina e encefalina, que são analgésicos naturais que propiciam o alívio de dores e a sensação de bem-estar.


Auriculoterapia em crianças

Com vasto campo de atuação, a auriculoterapia também é utilizada em bebês e crianças, e auxilia na melhora do sono, alívio de cólicas, melhora da imunidade, entre tantas outras aplicações.

Devido ao fato de bebês e/ou crianças sofrerem bem menos interferências do ambiente externo, a auricoloterapia tem um efeito mais rápido e eficaz nesse grupo.

As crianças ainda estão com a energia “crua” e são puras de sentimentos e emoções, dessa forma, o tratamento se torna mais efetivo. A Acupuntura auricular pode ser realizada desde o nascimento. A restrição reside no tempo de permanência e no material utilizado.

Apesar da orelha de um recém nascido ser extremamente pequena, é possível realizar acupuntura auricular em pontos específicos para melhorar sintomas básicos, como cólicas intestinais, falta de sono, etc..

É necessário saber que a aurícula de um recém nascido não possui a cartilagem totalmente amadurecida, com isso, a permanência de sementes de mostarda durante o sono, com o bebê dormindo sobre elas pode causar “deformidade” na orelha. Por exemplo, quando uma mãe, sem perceber, deixa o bebê dormir sobre a orelha dobrada podem ocorrer alterações físicas da cartilagem que podem permanecer na fase adulta.

Sendo assim, quando a acupuntura auricular é feita em recém nascidos, orientamos para que as sementes fiquem na aurícula somente durante o dia, sendo retiradas a noite para não haver risco de alterações do tecido cartilaginoso da orelha.

As agulhas de acupuntura auricular, conhecidas como semi-permanentes, não são recomendadas em bebês ou crianças.


Auriculoterapia na Ansiedade e Depressão

Transtornos como a ansiedade e a depressão afetam, mundialmente, mais de 450 miloes de pessoas, gerando incapacitação na população restringindo o funcionamento físico, pessoal e social.

A depressão caracteriza-se por alterações psicopatológicas múltiplas que podem variar conforme a sintomatologia, prognóstico e gravidade. O paciente sente-se predominantemente derpessivo ou irritável, tem dimunuída a sua capacidade de sentir alegria, pode sentir também fadiga, associada a mudanças de apetite e ao sono, lentidão, desinteresse entre outros sintomas.

A dinâmica da modernidade traz essas reverberações epidemiológicas favorecendo o desenvolvimento de transtornos mentais e comportamentais, em espeical a ansiedade, o estresse e a derpessão, que frequentemente são recebidos pelo serviço de saúde.

O tratamento convencional alopático com antidepressivos e ansiolíticos promovem resultados sedativos e tranquilizantes justamente por terem ação direta nos neurotransmissores. São tidos como confiáveis, no entanto, o uso desassistido e exacerbado podem causam dependência.

Sendo assim, é necessário outras abordagens terapêuticas objetivando contribuir com o tratamento, com destaque nesse texto à auriculoterapia.

A auriculoterapia utiliza-se do pavilhão auricular como órgão reflexo do corpo realizando o estímulo em pontos específicos e relacionados à área que se deseja cuidar. Quando há o estímulo desses pontos, imediatamente, sinais são enviados ao sistema nervoso central, promovendo a homeostase do corpo de uma forma geral.

Por ser uma terapia com zero efeito colateral e um grande benefício para o paciente a auriculoterapia ganhou espaço e vem sendo cada vez mais utilizada como terapia complementar ao tratamento convencional.

© 2023 Mara Ganzella - Terapeuta Integrativa 

Desenvolvido por e.Magazine - Marketing & Publicidade

bottom of page